sexta-feira, 9 de maio de 2014

                 

 CIRURGIAS PLÁSTICAS DE MAMAS

                                 1-    MAMAPLASTIA REDUTORA
                                 2-    MAMAPLASTIA DE AUMENTO OU IMPLANTE DE SILICONE
                                 3-    MASTOPEXIA OU CORREÇÃO DE FLACIDEz MAMÁRIA 


 1- MAMAPLASTIAS REDUTORAS


    São indicadas para pacientes que apresentam mamas gigantes ou hipertrofiadas.
    A cirurgia consiste em remover este excesso de tecido glandular e/ou adiposo.
    As principais queixas apresentadas pelas pacientes são: dores crônicas nas costas, alterações posturais, sulcos nos ombros determinados pelas alças do sutiã. As mamas hipertrofiadas são geralmente acompanhadas de flacidez e por isso determinarem dermatite e eczema (manchas).
Estas alterações físicas muitas vezes acabam trazendo repercussões na autoestima, aparência de obesidade, dificuldade de encontrar roupas adequadas ao seu manequim, etc.
    A cirurgia visa redução do volume deixando assim, um tamanho mais harmônico com o tórax bem como possibilita correção da flacidez e assimetrias (nos casos existentes).
    A cicatriz resultante de uma mamaplastia redutora terá forma de âncora ou ”T” invertido de extensão  variável conforme o volume  da redução e sobras de pele.
    A cirurgia é realizada geralmente sob anestesia geral em regime ambulatorial, sendo que a alta hospitalar ocorre cerca de 6 a 12 horas após o término da cirurgia.
    Riscos da cirurgia, caso a paciente não apresente contraindicações clínicas, o risco é de grau 1(um) como ocorrem em outras cirurgias eletivas.
    A recuperação da mamaplastia redutora apresentam três fases:
§  15 dias pós-cirurgia repouso sem qualquer atividade física com restrição ao movimento dos braços/cotovelo.
§  De 15 a 45 dias pós-operatório liberado para atividades físicas leves, sendo que o movimento dos braços é liberado com restrições.
§  De 45 a 90 dias pós-operatório só terá restrições para levantar peso. Já poderá praticar atividades físicas (esportes,academia, exceto natação) com restrição aos membros superiores que deverá esperar até 90 dias, quando então, estará apta para qualquer atividade.


2-  MAMAPLASTIA DE AUMENTO OU INCLUSÃO DE PRÓTESE DE SILICONE



    Graças a boa melhora da qualidade das próteses de silicone,  hoje em dia, a mamaplastia de aumento é uma das principais cirurgias realizadas no Brasil.
    Indicada principalmente na hipomastia e reconstrução mamária, como para quem deseja ter mamas maiores e com melhor definição do polos superiores.
    A idade mínima recomendada é após a completa formação da glândula mamária, isto é, geralmente após os 15 ou 16 anos de idade.
    A cirurgia é realizada ambulatorial sob anestesia local com sedação ou geral. O tempo de duração do ato cirúrgico é de aproximadamente uma hora e trinta minutos. A paciente permanecerá na sala de recuperação até por seis horas, tendo então, alta hospitalar.
    As cicatrizes geralmente são periareolares ou nos sulcos inframamários, deixado mais discreto ou coberto por roupas íntimas ou biquíni.
    A recuperação é geralmente rápida. O período de maior desconforto/dor geralmente de até 72 horas. A liberação para atividades físicas leves e moderadas, bem como dirigir automóveis, é em torno do décimo dia pós-operatório. O retorno para atividades físicas ou academia ocorre geralmente após 30 dias.
    Os riscos são baixos, a menos que a paciente apresente restrições clínicas para um procedimento cirúrgico-anestésico.
    Os tipos de próteses usados atualmente, são de revestimento de poliuretano ou texturizados. As formas são redondas ou anatômicas. Podem ser de perfil baixo, médio, alto e extra alto.
    Os valores da cirurgia plástica para inclusão de prótese de silicone devem ser avaliados caso a caso.


3-  MASTOPEXIA OU CORREÇÃO DE FLACIDEZ MAMÁRIA


    É indicado para casos em que a mama possui flacidez ou sobras de pele. A flacidez ocorre por várias causas, sendo as mais comuns o emagrecimento, alterações hormonais, pós gravidez e outras.
    A cirurgia é realizada com ou sem inclusão de silicone. Atualmente o emprego de próteses nas mastopexia é frequente, pois a prótese garante uma melhor definição dos polos superiores das mamas  a médio e longo prazo. A opção de colocar prótese ou não deverá ser analisado pelo cirurgião e a paciente.

    O tempo de execução desta cirurgia é aproximadamente de duas horas e sob anestesia local com sedação ou geral. Após a cirurgia a paciente permanecerá na sala de recuperação por até 6 horas, recebendo então, alta hospitalar.
    As cicatrizes resultantes são em forma de “raquete” ou em “T” invertido (em âncora), variando conforme o excesso de pele a ser removido.
    A recuperação segue os mesmos parâmetros da mamaplastia redutora, tendo variáveis a serem analisadas caso a caso.


                                                  Dr. Januário Roncato
                                                     consulte e saiba mais