terça-feira, 15 de julho de 2014

           OTOPLASTIA-CORREÇÃO DE ORELHAS EM ABANO



    As orelhas quando se apresentarem muito abertas ou proeminentes ou até voltadas para frente, são chamadas de orelhas em abano.
    Esta alteração de caráter familiar hereditário é visível nos primeiros dias do nascimento e atingem ambos os sexos.
No menino, por usar geralmente cabelos curto, torna-se mais evidente, sendo motivos para críticas dos colegas, recebendo apelidos variados como Dumbo, orelhudo, táxi de portas abertas e outros.
    É importante que os pais, sendo conhecedores de seus filhos, observem o comportamento da criança desde cedo. Os sinais podem ser desde leve timidez até depressão, a criança pode ser recusar de sair de casa, não gosta de brincar com seus colegas, etc. Já na idade escolar, os colegas é que vão criticar e muitas vezes acabam despertando o problema que até então a criança nem havia se dado por conta.

    Quando operar? Não existe uma idade precisa para tal cirurgia. Em geral é recomendado operar na idade em que a criança começa apresentar problemas. Isto poderá ocorrer antes dos cinco anos de idade. Na realidade o maior número de crianças que sentem a necessidade estão entre 8 e 10 anos de idade, época em que os colegas escolares ¨lembram ¨ que o colega tem um probleminha.  


    A cirurgia é de baixo risco, sendo realizada na maioria dos casos sob anestesia local com sedação. O tempo de duração da cirurgia é de mais ou menos uma hora e meia. Cerca de três horas após, a criança recebe alta hospitalar.
    É mantido um curativo em forma de capacete por 24 horas, sendo após este período, desnecessários outros curativos. Os pontos geralmente são do tipo reabsorvíveis, não necessitando sua retirada.

   A dor no pós operatório é muito leve e só ocorre nas primeiras 24 horas, graça às técnicas cirúrgicas que usamos. Nestas técnicas a cartilagem é modelada  deixando a orelha sem tensão (efeito de mola ) o que não era tratado anteriormente. 




    
O retorno às atividades poderá ser após as primeiras 48 a 72 horas, com algumas restrições, apenas.


                           Consulte e saiba mais,
                               Dr.Januário Roncato
                                   Cirurgião Plástico

Nenhum comentário :

Postar um comentário