segunda-feira, 6 de outubro de 2014

PENSANDO ROSA NESTE OUTUBRO

               
 DOENÇAS DE MAMA  & CIRURGIA PLÁSTICA



Muito se comenta sobre cirurgia plástica em todas as mídias, mas pouco se comenta sobre patologias mamárias bem como a grande importância do cirurgião plástico em tais circunstâncias. 


Quando alguém recebe a notícia de que terá que retirar parte de sua mama ou até ser submetido a uma mastectomia radical, terá desconforto ou susto quando não entrar em desespero ou outras formas de exteriorizar seu medo.


    Nos dias atuais, graças às informações, aos meios diagnósticos e exames preventivos bem como tratamentos de altíssima resolução, estamos em situação bem mais tranquilizadora.

 É muito importante que toda mulher e principalmente quem já tem história familiar de câncer mamário, tome os seguintes cuidados:
     1 -    Realizar exames preventivos uma vez ao ano ou conforme orientação do seu ginecologista.
     2-    Fazer um autoexame periodicamente.
     3-    Quando suspeitar de algo, sempre procurar um especialista o mais breve possível. Poucas vezes a presença de um câncer mamário apresentará dor importante, principalmente se for em estágios iniciais.
      4-    Lembrar que em estágios iniciais o tratamento será menos agressivo, maiores chances de cura e com menores sequelas.



A cirurgia plástica tem grande importância na reconstrução da mama e região em tratamento. Na vigência de uma patologia mamária é importantíssima a sincronia do mastologista e cirurgião plástico, para que juntos possam obter um melhor tratamento da patologia com um melhor resultado estético.

A melhor ocasião para reconstrução deve sempre levado em consideração à gravidade do caso como grau de invasão e tipo histológico do tumor, entre outros fatores. Nunca podemos esquecer que o fundamental é eliminar a patologia. Caso isto já tenha sido superado, cabe ao cirurgião plástico a reconstrução na tentativa de obter um melhor resultado estético, cuja limitação varia caso a caso.





Deseja saber mais, contate-nos.


                                  Dr. Januário Roncato
                    Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica





Nenhum comentário :

Postar um comentário